Batatas gratinadas

Pesquisa de receitas

Batatas fatiadas mergulhadas em um saboroso creme e cobertas com queijo dourado e pão ralado merecem um lugar em qualquer mesa de festas.

Batatas gratinadas são um prato decadente, mas fácil de preparar para servir junto com assados, peru ou costelas. As batatas cortadas em camadas com a cebola, o tomilho e um pouco de gruyère são cozinhadas juntas nas natas até ficarem macias.

Você pode trabalhar a receita rapidamente fatiando as batatas com um processador de alimentos com lâmina de fatiar, escaldar as batatas no creme, colocá-las em uma panela e colocá-las no forno!

BATATAS: QUE TIPO E COMO PREPARÁ-LAS

Eu, pessoalmente, adoro a textura cremosa das batatas cerosas amarelas como os Yukon Golds neste gratinado, mas muitas pessoas gostam de batatas enferrujadas (assadas) porque absorvem muito creme.

Se você escolher batatas russas porque é o que tem em mãos ou apenas as prefere, pode ser necessário ajustar um pouco a quantidade de creme e o tempo de cozimento. Quando o gratinado estiver cozinhando, espreite por baixo do queijo. Se as batatas parecerem secas, basta colocar um pouco de creme na assadeira que está no forno.

Para preparar as batatas, descasque-as (ou não se quiser um prato mais rústico) e corte-as em fatias finas (cerca de 1/8 de polegada) com uma faca, um bandolim ou, o mais simples de tudo, o disco de fatiar de 4 mm de espessura. seu processador de alimentos.

As fatias não precisam ser perfeitas, pois uma camada dourada de pão ralado de queijo as cobre, mas para melhores resultados, elas devem ter a mesma espessura para que cozinhem uniformemente.

EAsy Au Gratin cozido em uma panela oval e rodeado por pequenos copos de vinho tinto, garfos e pratos.

QUAL O MELHOR QUEIJO PARA BATATAS GRATINAS?

O queijo nesta receita não supera as batatas, mas se seu povo for mais queijo (!) Sinta-se à vontade para adicionar mais.

Para esta receita, cozinho as batatas com as natas, coloco as batatas na panela e adiciono cerca de metade do cream cheese que sobrou na panela para fazer um molho saboroso.

Enquanto um gratinado tradicional de batata francesa geralmente inclui gruyere, existem muitos outros queijos escuros deliciosos para escolher:

  • cheddar forte
  • Muddy Fontina
  • Havarti amanteigado
  • Avelã suíça ou Emmenthaler
  • Gouda – fumado ou não fumado

ADIÇÕES E ALTERAÇÕES PARA BATATAS AU GRATIN

Adoro a simplicidade destas batatas e para mim o tomilho é a erva rala perfeita para as realçar, mas se quiser ser criativo, mude as ervas ou acrescente outros ingredientes.

Aqui estão alguns dos meus favoritos:

  • alecrim
  • Manjerona
  • salgado
  • Origan
  • Bacon
  • presunto
  • espinafre cozido, espremido seco

Visão vertical de uma caçarola oval com batatas caseiras gratinadas com marrom dourado em uma panela.

COMO AQUECER BATATAS EM GRATIN

Se você quiser começar a cozinhar nas férias, é melhor cozinhá-la um dia antes do jantar e reaquecê-la no mesmo dia.

Para ir em frente e aquecer: Monte e leve ao forno a 350 ° F e, em seguida, reaqueça (350 ° F) coberto com papel alumínio para evitar que a crosta dourar demais por 45 minutos ou até que esteja completamente quente. Retire o papel alumínio nos últimos cinco a 10 minutos de cozimento para que a crosta permaneça bem e crocante.

Para reaquecer o gratinado restante: Você vai esperar ter algumas sobras! Siga a mesma rotina de reaquecimento, mas para uma ânsia de batata tarde da noite que não pode esperar, sempre há o microondas.

RECEITAS GRATINAS MAIS SABOROSAS!

Deja un comentario