Bife Bourguignon

Pesquisa de receitas

1 Reidrate cogumelos porcini secos: Se você estiver usando cogumelos porcini secos, despeje mais de 1 xícara de água fervente e deixe-os hidratar por 30 minutos. Retire os cogumelos e pique-os grosseiramente. Despeje a água de imersão em uma toalha de papel (para remover sujeira ou detritos) em uma tigela e reserve.

2 Cozinhe a carne de porco salgada: Em uma frigideira grande, despeje água suficiente para cobrir o fundo cerca de 1/8 de polegada. Em fogo médio, cozinhe a carne de porco salgada na panela até que a água evapore, mexendo ocasionalmente.

Depois que a água acabar, reduza o fogo para médio-baixo e continue cozinhando a carne de porco salgada até que a maior parte da gordura tenha sido removida. Adicione uma colher de sopa de manteiga e continue cozinhando a carne de porco salgada até que os pedaços estejam dourados e crocantes.

Use uma escumadeira para remover os pedaços de porco salgados em um grande forno holandês ou outra panela grande com fundo grosso e tampa.

cozinhe a carne de porco salgada para o bife bourguignon sal marrom de porco para boi bourguignon

3 Doure a carne: Aumente o fogo para fogo médio-alto. Trabalhando em lotes para não encher a frigideira, dourar a carne.

Deixe um espaço ao redor de cada pedaço de carne para garantir que fique marrom e não cozinhe no vapor. Não mova os pedaços de carne para a frigideira até que estejam bem grelhados e, em seguida, vire-os para que possam dourar do outro lado.

Não tenha pressa. Isso levará de 15 a 25 minutos, dependendo do tamanho da frigideira.

Depois de dourar, retire a carne da frigideira e leve ao forno holandês com a carne de porco salgada.

dourar a carne para o bourguignon de vaca

4 Cozinhe os vegetais para o guisado: Quando toda a carne estiver dourada e removida da panela, adicione a chalota, a cenoura picada e os cogumelos porcini picados, se usados.

Mexa na panela para remover todos os pedaços dourados e grudados na panela. Cozinhe por 2-3 minutos e, em seguida, adicione o alho e a pasta de tomate. Cozinhe por mais 2-3 minutos, mexendo sempre.

cozinhe cebolas e cenouras para o bife bourguignon

5 Adicione conhaque e água de molho de cogumelos: Adicione o conhaque e misture bem. Ferva até a metade e, em seguida, adicione a água filtrada de molho de cogumelos (se for usar).

Raspe os pedaços de ouro restantes do fundo da frigideira e despeje o conteúdo da frigideira no forno holandês.

6 Bife cozido lentamente: No forno holandês, adicione a garrafa de vinho e caldo de carne o suficiente para cobrir quase toda a carne. Os pedaços de carne mal devem sair do líquido. Adicione a salsa, o louro, o tomilho e o cravinho. Cubra, leve para ferver e cozinhe por 1 hora.

cozinhe a carne bourguignon

7 Adicione a cenoura: Após 1 hora, adicione a segunda cenoura (descascada e cortada em pedaços de 5 cm). Continue cozinhando por mais uma hora ou até que a carne esteja macia.

8 Prepare os cogumelos e as cebolas: Enquanto o guisado está cozinhando, remova os caules duros dos cogumelos shiitake, cremini ou champignon e corte-os em 2-3 pedaços grandes; os cogumelos pequenos são deixados inteiros.

Para preparar as cebolas (se necessário), ferva-as com as cascas por 4-5 minutos. Escorra e mergulhe em uma tigela com água gelada. Corte as pontas e as pontas das raízes das cebolas e retire a casca. (Se estiver usando cebolas congeladas que já foram escaldadas e descascadas, deixe descongelar antes de pular.)

ferva as cebolas para o bife bourguignon

9 Comece com o molho: Quando a carne estiver macia, use a pinça para tirar toda a carne e os pedaços de cenoura; reserve em uma tigela. Coe o conteúdo do forno holandês por uma peneira de malha fina colocada em uma panela média. Esse líquido será o molho.

Ferva o molho, degustando com freqüência. Se começar a ficar muito salgado, desligue o fogo. Caso contrário, ferva até cerca de 3 xícaras. Desligue o fogo.

coar os vegetais para o molho

10 Cozinhe cogumelos e cebolas: Aqueça uma frigideira grande em fogo alto e adicione os cogumelos. Refogue os cogumelos em fogo alto, sacudindo a panela e mexendo sempre, até que soltem a água, cerca de 4-5 minutos.

Adicione as cebolinhas e 3 colheres de sopa de manteiga e misture bem. Polvilhe a cebola e os cogumelos com sal. Refogue até que a cebola comece a dourar. Retire do fogo.

Cozinhe cogumelos e cebolas para o bife bourguignon

11 Termine o molho: Retorne o molho ao fogo médio e bata um terço da massa beurre manie. Espere que ele incorpore ao molho, então acrescente outro terço da beurre manie e assim por diante. Não deixe ferver, mas deixe ferver por 2-3 minutos.

Incorpore as 2 colheres de sopa restantes de conhaque. Prove o sal e adicione um pouco, se necessário.

beurre manie molho de bourguignon

12 Servir: Para servir, polvilhe a carne, a cenoura, os cogumelos e as cebolinhas com o molho e sirva com batatas, macarrão com ovo ou bastante pão crocante.

Deja un comentario