Bolo cítrico com azeite

Pesquisa de receitas

1 Pré-aqueça o forno a 350ºF. Coloque uma grelha no centro do forno. Pincele o fundo e as laterais de uma forma de bolo de 23 x 5 cm com azeite de oliva.

Forre o fundo da assadeira com um círculo de papel manteiga. Pincele o pergaminho com óleo.

Polvilhe generosamente a forma com 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar, inclinando para cobrir o fundo e as laterais e bata no excesso.

2 Monte os ingredientes secos: Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o sal para combinar.

3 Misture a massa: Em uma tigela grande separada, esfregue as raspas de laranja e limão na xícara de açúcar restante com os dedos até que o açúcar esteja coberto com as raspas.

Adicione os ovos e bata por cerca de 45 segundos ou até que a cor da mistura desapareça. Misture o azeite e o xerez e bata até ficar homogêneo.

Adicione os ingredientes secos à massa e misture até ficar homogêneo.

4 Prepare-se para cozinhar: Coloque a assadeira em uma assadeira e despeje a massa na assadeira.

5 cozinheiros o bolo: Asse por 35-40 minutos ou até que a parte superior esteja dourada e um palito inserido no centro do bolo esteja limpo.

Coloque a forma em uma gradinha para esfriar por 15 minutos.

Passe uma faca ao redor da borda da forma e remova as laterais e o fundo (ou vire o bolo de cabeça para baixo em um prato se estiver usando uma forma em camadas e depois vire o lado direito para cima). Retire o papel manteiga e deixe o bolo descansar na gradinha até que esfrie.

6 Faça as rodelas de laranja cristalizadas (opcional): Em uma frigideira ou panela de 22 ou 25 cm de profundidade, leve ao fogo médio-alto o açúcar, a água e o suco de limão para ferver. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que o açúcar se dissolva.

Adicione as fatias de laranja e ajuste o fogo para ferver. Cozinhe, virando as laranjas na calda de vez em quando, por 15-18 minutos ou até ficarem translúcidas. (Se a calda encolher e ficar pegajosa, adicione mais água, algumas colheres de sopa por vez.) Deixe as laranjas na calda até esquentarem.

7 Decore o bolo: Pincele a parte superior do bolo com um pouco de calda de laranja. Disponha as fatias cristalizadas por cima e polvilhe com pistache.

Deja un comentario