Chocolate quente

Pesquisa de receitas

O chocolate quente caseiro é uma daquelas coisas que vai estragar você para sempre. Depois de fazer em casa, você não pode mais voltar para aqueles pacotes prontos de chocolate quente.

É como comparar trufas caseiras a uma barra de Hershey’s do Halloween do ano passado. Não é nem uma competição.

O verdadeiro chocolate quente caseiro é espesso, rico e a verdadeira essência do que o chocolate em um copo deve ser em um dia frio.

Chocolate quente versus chocolate quente

Como o chocolate quente é diferente do chocolate quente? O chocolate quente é basicamente como beber uma barra de chocolate derretida; o chocolate picado contém manteiga de cacau, o que o torna mais rico e suave. O cacau é em pó e não contém manteiga de cacau e, portanto, muito pouca gordura. Também contém leite em pó, adição de açúcar e aromas.

Esta é a coisa reale depois de experimentá-lo, você não vai querer mais beber chocolate quente! A receita aqui serve quatro, pode não parecer muito, mas acredite em mim, é muito rica e uma xícara é mais do que suficiente para uma pessoa.

O melhor chocolate para chocolate quente caseiro

Se você vai fazer um bom chocolate quente, ajuda começar com chocolate de qualidade. Scharffen Berger, Guittard e Valrhona são ótimas opções se você puder encontrá-los onde estiver.

Eu sugiro usar chocolate amargo ou meio-doce. Agridoce tem pouco açúcar adicionado para atingir um sabor de chocolate mais puro. Semi-doce também funciona e geralmente tem mais açúcar adicionado do que doce e ácido.

E essas porcentagens de cacau? Quanto maior a porcentagem de cacau (indicada na embalagem do chocolate), maior a quantidade de chocolate presente no produto e, portanto, maior a intensidade do sabor do chocolate.

Semi-doce é geralmente 35-40% de cacau, agridoce até (e às vezes mais) 75%. 100% cacau é chocolate sem açúcar, que é bom para assar, mas provavelmente você não vai querer usá-lo para chocolate quente. O chocolate ao leite já tem adição de sólidos ao leite e tem um percentual muito baixo de cacau (cerca de 20%).

Qual usar: leite, soja ou água?

O leite integral se presta à cremosidade e doçura do chocolate quente, mas sinta-se à vontade para usar leite desnatado ou desnatado, se preferir. Para um chocolate quente mais espesso e rico, troque 1/4 de xícara de leite por creme.

Leite de soja ou outro leite vegetal é uma alternativa se você for intolerante à lactose. Use leite de soja sem sabor ou baunilha.

Acredite ou não, você também pode usar água em vez de leite. A água permite que o chocolate mostre seus verdadeiros sabores e características únicas, porém a cremosidade e o sabor se perdem.

Tempere seu chocolate quente

Experimente especiarias e ervas para criar sabores únicos com seu chocolate quente.

Muitos sabores podem ser adicionados ao chocolate, como os sabores clássicos de hortelã-pimenta e laranja. Você também pode experimentar lavanda, folha de louro ou anis estrelado.

Uma colher de chá de cinco especiarias chinesas faz maravilhas e dá um toque leve. Outra boa alternativa é a mistura de especiarias Chai.

Séculos atrás, os astecas produziam chocolate quente com baunilha e pimenta. Hoje, as pessoas no México costumam gostar de chocolate quente com canela.

Prepare as especiarias no leite (ou leite de soja ou água) durante o processo de aquecimento inicial. Depois que o leite for cozido no vapor, escorra as especiarias e as ervas, coloque o leite quente e aromatizado de volta na panela e adicione o chocolate como faria normalmente.

Chocolate quente com especiarias

Uma pequena adição de licor é uma forma divertida de se aquecer em uma noite fria. Cerca de 1 a 1 1/2 onças de bebida alcoólica é a quantidade certa por xícara de líquido usado. Quase qualquer licor favorito funcionará. Chocolate escuro com Guinness escuro é uma combinação perfeita. Schnapps de canela ou hortelã-pimenta com chocolate quente são companheiros clássicos.

Kahlua e chocolate criam uma espécie de mocha que você não encontrará na cafeteria local. Uma forma popular de beber chocolate quente no Canadá, de acordo com alguns de meus parentes do norte, é adicionar um pouco de uísque e xarope de bordo (real).

Também gosto de rum no chocolate quente. Rum é bom.

Chocolate quente com chantilly

Independentemente de como você o faz, acho que chantilly torna o chocolate quente (ou qualquer outra coisa) melhor. Sinta-se à vontade para usar um extrato como baunilha ou anis para dar sabor às natas batidas. Uma vez polvilhado na sua bebida, um pouco de nozes, cacau em pó ou especiarias moídas é uma ótima maneira de adicionar sabor e melhorar a apresentação.

Meu melhor conselho para fazer seu próprio chocolate quente com sabor perfeito é fazê-lo do jeito que você gosta. Sinta-se à vontade para experimentar, pois duvido que amigos e familiares se importem de receber xícara após xícara de chocolate.

Bebidas mais quentes de inverno

Atualizada 11 de dezembro de 2020: Nós enriquecemos este post para torná-lo brilhante. Sem alterações na receita original.

Deja un comentario