Legumes gratinados com molho de queijo azul

Pesquisa de receitas

1 Pré-aqueça o forno, prepare o prato: Pré-aqueça o forno a 375 ℉.

2 Corte os vegetais: Usando um bandolim ou uma faca de chef bem afiada, corte as pastinacas e as cenouras em fatias de cerca de 1/8 de polegada de espessura. Corte a erva-doce ao meio e depois corte-a em rodelas com cerca de 1 cm de espessura.

Funcho, cenoura e pastinaga cortados em rodelas e empilhados sobre a mesa para gratinar os vegetais com bechamel de queijo azul.

3 refogadosé aromáticos e funcho: Derreta a manteiga em uma frigideira em fogo médio-alto. Quando a manteiga estiver espumosa, adicione a chalota e cozinhe até ficar macia e translúcida, cerca de 3 minutos. Adicione o funcho e cozinhe até ficar macio, 4 minutos. Tempere com 1/2 colher de chá de sal e 1/4 colher de chá de pimenta. Incorpore o alho e o tomilho e cozinhe até ficar aromático, mais 30 segundos.

Um forno holandês com manteiga derretida no interior para fazer um gratinado de vegetais com pastinaga, cenoura, erva-doce e queijo azul

4 Camadas de vegetais: Unte uma travessa grande (de 2 litros) de gratinado ou uma travessa de vidro de 9 x 13 polegadas com manteiga. Coloque metade da pastinaga na frigideira, polvilhe com uma pitada de sal e uma pitada de pimenta-do-reino.

Complete com metade das cenouras e tempere com outra pitada de sal e uma pitada de pimenta-do-reino. Polvilhe metade da mistura de erva-doce sobre as cenouras.

Repita com o restante das pastinacas e cenouras, terminando com o restante da mistura de erva-doce. Deixou de lado.

5 começa em béchamel: Você precisará de duas panelas de molho, uma pequena e outra média.

Em uma pequena panela em fogo médio-baixo, acrescente o leite e as natas.

Em uma panela média em fogo médio, adicione a manteiga. Quando a manteiga abrir, bata a farinha na manteiga derretida e cozinhe até que cheire a nozes e uma cor dourada clara, cerca de 3 minutos.

6 Adicione o leite ao roux: Bata lentamente o leite quente e as natas um pouco de cada vez na mistura de manteiga e farinha (roux) até ficar bem misturado. O molho deve ser liso.

Leve o bechamel para ferver, de olho no fogo e mexendo sempre para evitar que cozinhe demais. Ele realmente começará a engrossar à medida que ferver.

Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe até o molho ficar espesso e cobrir as costas da colher, cerca de 4 minutos.

Molho gratinado de raiz de Ação de Graças em uma panela com um batedor dentro. Como fazer gratinados de raízes fazendo um molho de queijo em um forno holandês.

7 Retire do fogo e adicione o queijo: Retire o bechamel do fogo e acrescente o gorgonzola um pouco esfarelado de cada vez. Tempere o molho com sal, pimenta, noz-moscada e uma pitada de pimenta caiena se quiser um pouco de calor. Prove e ajuste o tempero se desejar.

8 Adicione o béchamel vegetal: Despeje o bechamel quente sobre os legumes na travessa e deixe descansar por pelo menos 15 minutos para que o molho se espalhe nos legumes.

Polvilhe as pecãs sobre o gratinado. (Gratins podem ser preparados até este ponto com antecedência e, em seguida, refrigerados até que estejam prontos para cozinhar.)

Uma caçarola com legumes gratinados de raiz de queijo com nabo cru, cenoura e erva-doce no interior.

9 Cubra e leve ao forno: Cubra bem o gratinado com papel alumínio e leve ao forno por 45 minutos. Descubra e cozinhe por mais 20 minutos, ou até que o gratinado esteja dourado e espumante, e os vegetais ficarão macios quando perfurados com uma faca.

10 Servir: Deixe descansar por 20 minutos antes de servir.

Deja un comentario