Ombro de porco assado lentamente com molho de maçã

Pesquisa de receitas

A espádua de porco deve ser marinada durante a noite ou até dois dias.

ingredientes

Para esfregar as especiarias:

  • 2 colheres de sopa embaladas, folhas frescas de tomilho picadas ou 1 colher de sopa de tomilho seco
  • 2 colheres de sopa de folhas de alecrim frescas, ligeiramente picadas
  • 1 colher de sopa de sementes de funcho, torradas
  • 2 colheres de chá de pimenta preta
  • 2 colheres de chá de sal kosher
  • 4 dentes de alho médios, picados
  • Azeite virgem extra (opcional)

Para o porco assado:

  • Espada de porco desossada, tendões e excesso de gordura (mais de 1/4 polegada) cortados de 4-5 libras (1,8-2,2 kg)
  • 4 maçãs de boa qualidade, como Fuji ou Jonagold
  • 1 cebola amarela média
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1/2 xícara (120 ml) de vinho branco seco (lata embaixo d’água)
  • 1/2 colher de chá de mostarda Dijon
  • Pimenta do reino moída na hora

Método

1 Faça o tempero esfregar: Coloque as sementes de erva-doce, os grãos de pimenta, o tomilho e as folhas de alecrim, o alho e 2 colheres de chá de sal em um moedor de especiarias ou de café e moa até formar uma pasta. (Alternativamente, você pode bater a mistura com um almofariz e pilão.)

Transfira a mistura para uma tigela e acrescente 2 colheres de sopa de azeite.

2 Deixe marinar o assado durante a noite com um molho picante: Esfregue a mistura uniformemente sobre a espádua de porco. Se o assado estiver amarrado, desamarre-o para esfregar por dentro também com a mistura para esfregar e passe novamente por cima.

Embrulhe bem o assado em filme plástico para continuar esfregando na pele e deixe marinar durante a noite (ou até dois dias).

Receita de porco assado para forno com ervas e especiarias polvilhadas por cima.

3 Prepare maçãs e cebolas: Descasque, corte ao meio e retire o caroço das maçãs. Corte cada metade da maçã em cerca de 4 fatias. Descasque as cebolas. Corte ao meio da ponta à raiz. Corte a raiz e a ponta. Corte cada metade da cebola em cerca de 12 fatias finas.

Numa tigela, coloque as cebolas e as maçãs, tempere com 2 colheres de sopa de azeite e tempere com um pouco de sal e pimenta.

Maçãs e cebolas cortadas em uma tigela de vidro para fazer a receita de ombro de porco.

4 Pré-aqueça o forno a 450 ° F (232 ° C).

5 Disponha o assado em uma cama de maçãs e cebolas: Coloque as maçãs e as cebolas no fundo de uma assadeira ou forno holandês com tampa. Coloque a espádua de porco marinada por cima das maçãs e cebolas.

Um forno holandês com espádua de porco com osso assada servida em maçãs e cebolas.

6 Assado: Asse descoberto por 30 minutos. Abaixe a chama do forno para 325 ° F e adicione o vinho. Tampe a frigideira e asse lentamente por 2 1/2 a 3 horas, até que a espádua de porco se solte e se separe facilmente quando for tocada com um garfo.

Ombro de porco assado, cozido em forno holandês.

7 Faça o molho: Transfira a espádua de porco para uma travessa e cubra com papel alumínio para mantê-la aquecida. Coloque as maçãs e as cebolas no liquidificador. Adicione cerca de 1/2 xícara de água, mostarda e purê.

Verifique a consistência e acrescente água até obter a espessura desejada para o molho. Passe por uma peneira para obter um molho de consistência macia e sedosa. Verifique o tempero e corrija a gosto.

Ingredientes em um liquidificador de molhos para uma receita de assado de ombro de porco. Vista superior de um liquidificador com molho dentro para uma receita de assado de ombro de porco.

8 Servir: Corte o assado em pedaços e sirva com o molho de maçã. As sobras serão armazenadas na geladeira por até 5 dias ou congeladas por 3 meses.

Oi! Todas as fotos e conteúdo são protegidos por direitos autorais. Por favor, não use nossas fotos sem permissão prévia por escrito. Obrigado!

Deja un comentario