Panquecas de gengibre com peras caramelizadas

Pesquisa de receitas

1 Faça a compota: Em uma tigela, tempere as fatias de pêra com o açúcar mascavo, a canela e o sal. Derreta a manteiga em uma frigideira grande em fogo médio. Quando a manteiga estiver efervescente, adicione as pêras e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até ficar macio e caramelizado, 10 a 12 minutos. Retire do fogo e mantenha aquecido.

2 Faça a massa da panqueca: Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o gengibre, a canela, o cravo e o sal.

Em uma tigela média, misture o leitelho, o melaço, os ovos, o açúcar mascavo, o óleo de canola e a baunilha. Adicione os ingredientes úmidos para secar, usando uma espátula para misturar até ficar bem misturado (alguns caroços estão bem). A massa vai ser grossa.

Bata em uma tigela de vidro mostrando como fazer panquecas de gengibre.

3 Aqueça e unte a frigideira: Coloque uma frigideira grande antiaderente ou grelha em fogo médio e deixe aquecer. (Você saberá que é bom ir quando derramar algumas gotas de água na panela e elas chiarem.) Deixe as gotas de água evaporarem e unte levemente a panela com óleo de canola.

4 Frite as panquecas: Pegue 1/4 de xícara de massa e coloque-a na assadeira. Use a parte de trás do copo medidor para suavizar a massa em um círculo de aproximadamente 10 cm de diâmetro.

Fique de olho no fogo, ajustando para médio-baixo se necessário, para que as panquecas não queimem. No meu fogão demorou cerca de 2 minutos de cada lado, mas pode demorar menos.

Vire a panqueca quando algumas pequenas bolhas começarem a se formar na parte superior e as bordas da massa começarem a parecer secas e curadas.

Trabalhando em lotes, se necessário, repita com a massa restante, combinando a panela conforme necessário, até que todas as panquecas estejam cozidas. Mantenha as panquecas cozidas em forno baixo quente enquanto prepara as panquecas restantes.

Uma frigideira antiaderente com uma panqueca de Natal dentro.

5 Servir: Sirva as panquecas com a compota, as colheradas de crème fraîche e por cima um fiozinho generoso de xarope de bordo.

Deja un comentario