Chess-Pie-LEAD-4b

Receita de torta de xadrez

Se você nunca ouviu falar em torta de xadrez antes, não se preocupe, você não tem vivido no escuro. Você acabou de crescer fora do Sul, onde a torta de xadrez é onipresente.

Aprendi sobre a torta de xadrez em meu primeiro emprego depois da faculdade, com um colega de trabalho que estava organizando um piquenique com o tema sulista. “Faça uma torta de xadrez. Aqui está a receita ”, e eu fiquei viciado. Tenho feito a torta clássica desde então. A torta de xadrez é semelhante à maioria das tortas de creme, doce e rica em ovos, mas com uma textura leve por causa da adição do fubá.

Na verdade, a torta de xadrez foi uma das primeiras receitas a colocar meu blog no mapa. Eu ganhei um concurso de torta para uma torta de xadrez de amora e limão, que foi apresentado no site da Bon Appetit.

O QUE É TORTA DE XADREZ?

A torta de xadrez é uma torta básica da despensa, feita com ingredientes básicos da despensa, que podem ser encontrados na maioria das cozinhas do sul. É uma torta de açúcar à base de creme de ovo, com adição de um pouco de vinagre e fubá.

A farinha de milho é a chave para distinguir a torta de xadrez de outras tortas como torta de açúcar, torta de vinagre e torta de nozes. Se não incluir fubá, mesmo um pouquinho, não é uma verdadeira torta de xadrez, mas uma torta de creme normal.

Visão aérea da melhor torta de xadrez com uma fatia removida. A fatia está em um prato azul com garfos e um servidor de tortas à direita.

DE ONDE VEM A TORTA DE XADREZ DO NOME?

Existem muitas teorias sobre a origem do nome. Alguns acham que é uma bastardização de torta de queijo que se parece com ela, embora tenha um sabor completamente diferente.

Outros acham que pode vir do fato de que as cozinhas do sul geralmente têm uma peça de mobília muito específica chamada de “cofre para tortas” ou “baú de tortas”, onde as tortas são resfriadas e armazenadas. A torta de xadrez era tão comum e fácil de fazer que era a torta predominante que aparecia naqueles baús de torta, e o nome “torta de peito” evoluiu para “torta de xadrez”.

Mas minha teoria favorita é que o nome surgiu da ideia de que a matriarca da família faria tortas, e seu marido e sua família perguntariam constantemente que tipo de torta era. “É a torta de Jesus”, foi sua resposta frustrada, que acabou se transformando em “É a torta de xadrez”.

QUAL É O MELHOR CORNMEAL PARA A TORTA DE XADREZ?

Você pode encontrar diferentes receitas de torta de xadrez flutuando pela Internet, onde o recheio tem de 1 colher de chá de fubá a 1/2 xícara de fubá.

Opto por 1/4 de xícara com esta receita, pois é fubá suficiente para criar textura, ajudar no engrossamento da torta e dar sabor e doçura sutis de milho, mas não tanto para distrair ou excessivamente arenoso.

Use qualquer fubá que você tiver à mão, embora o chão de pedra farinha de milho amarela é tradicional e mais comumente usado. Fubá branco também é bom de usar, embora não tenha um sabor tradicional de fubá tão pronunciado. eu geralmente evito fubá azul, já que a cor não é o que mais agrada neste tipo de torta, mas se a cor não for um problema para você ou for tudo que você tem à mão, vai funcionar.

Dois pratos da melhor torta de xadrez com garfos.

COMO FAZER UMA TORTA DE XADREZ

A torta de xadrez é uma receita simples e fácil. No entanto, existem algumas dicas e truques que o ajudarão a fazer uma torta de xadrez ainda melhor.

  • Refrigere a massa da torta com antecedência: Refrigere a massa da torta por uma boa hora antes de esticá-la. Isso permite que a farinha se hidrate totalmente com a água e que o glúten relaxe, facilitando a abertura da massa. Ele também deixa a manteiga esfriar e endurecer, o que leva a uma crosta mais escamosa.
  • Depois de enrolada, resfrie a massa da torta novamente: Depois de estender e colocar a massa na assadeira, coloque-a de volta na geladeira por quinze minutos, tempo suficiente para pré-aquecer o forno. Resfriar a massa novamente permite que o glúten descanse, o que significa menos encolhimento e queda da massa. Também resfria a manteiga novamente, para ajudar com os flocos.
  • Par-asse a crosta: Você não precisa assar a crosta às cegas completamente, mas assá-la por cinco minutos com pesos de torta, depois de três a quatro minutos sem os pesos permite que a crosta comece a assar. Se você derramar o recheio em uma crosta de torta não assada, corre o risco de a crosta ficar empapada. Par-cozer a crosta evita isso.
  • Asse até que o topo esteja dourado e o centro não se mexa mais. Esta torta é muito indulgente; quando o centro da torta não balançar mais, você sabe que está pronto!
  • Cubra as bordas da crosta: Se a crosta da torta ficar marrom muito rápido, apenas cubra as bordas com papel alumínio ou uma proteção para a crosta da torta para evitar que queime enquanto o recheio de creme continua a assar.
  • Resfrie completamente: Se você cortar a torta ainda quente, o recheio não terá tempo de endurecer. Deixe a torta esfriar completamente antes de cortá-la, o que resultará em fatias mais limpas.

MANEIRAS DE ADAPTAR A TORTA DE XADREZ

Vá além do básico da torta de xadrez e experimente uma variação desta receita clássica.

  • Torta de xadrez de limão: Substitua o vinagre pelo suco de limão e acrescente as raspas de um limão.
  • Torta de xadrez de laranja: Substitua o suco de laranja pelo vinagre e acrescente as raspas de uma laranja.
  • Torta de xadrez de coco: Adicione uma xícara de flocos de coco torrados ao recheio e use leite de coco no lugar do leite.
  • Torta de xadrez de chocolate: Adicione 1/4 xícara de cacau em pó sem açúcar ao recheio.

Torta de xadrez caseira em um prato com uma garfada da torta.

VOCÊ PODE FAZER ESTA TORTA ANTES DO TEMPO?

Sim! A grande quantidade de açúcar nesta torta significa que ela vai se manter bem. Guarde a torta em um recipiente hermético ou embrulhado em filme plástico na geladeira por até três dias. Leve a torta à temperatura ambiente, colocando-a na bancada por duas horas antes de servir.

COMO CONGELAR TORTA DE XADREZ

A torta de xadrez congela bem. Recomendo fatiar a torta em porções individuais e, em seguida, colocá-la em um recipiente hermético, com pedaços de papel manteiga separando as fatias para evitar que congelem umas nas outras. Depois de congelado, pegue quantas fatias você precisar!

TORTAS CUSTARD MAIS FÁCEIS

Deja un comentario