Tom Yum Soup (sopa picante tailandesa com camarão)

Pesquisa de receitas

Esta sopa de peixe tailandesa é cheia de sabor e é preparada em minutos. Eu provei uma versão da sopa tom yum pela primeira vez em uma viagem à Tailândia e sabia que tinha que tentar recriá-la em casa. Esta versão é minha, pois eu uso ingredientes que são mais fáceis de encontrar nos EUA

É brilhante e picante graças a muitos limão, pimenta e gengibre. Todo o sabor grande e ousado vem junto em nenhum momento, tornando-o perfeito para uma refeição rápida durante a semana.

O QUE É A SOPA DE TOM YUM?

Tom yum é uma sopa tradicional tailandesa picante e azeda encontrada em todo o país. Existem muitas variações de tom yum por aí, de versões cremosas com leite de coco a caldos claros, ou aquelas que variam com base na proteína, de camarão a frango e porco.

Esta versão particular tem um caldo claro e é à base de camarão.

Sopa tailandesa de camarão em uma tigela de padrão brilhante com uma colher de prata dentro.  Limão fatiado, gengibre, pimentão e talos de coentro cercam a tigela de caldo leve, camarão, cogumelos e coentro.  A tigela está em um balcão de mármore com um linho listrado azul à esquerda da tigela.

INGREDIENTES NA SOPA DE TOM YUM

A sopa Tom yum é tipicamente aromatizada com Pimenta tailandesa, capim-limão, folhas de lima makrut, galanga, limão e molho de peixe. Algum tipo de proteína animal e cogumelos também costumam ser cozidos em caldo e servidos com coentro fresco.

Esta receita inclui raspas de limão em vez de folhas de limão makrut e gengibre em vez de galanga para facilitar as compras. A proteína favorita nesta receita é o camarão, mas você pode usar qualquer tipo de peixe que desejar.

Os pimentões tailandeses são pequenos e magros que podem ser verdes ou vermelhos. E essas pequenas pimentas dão um soco! Eles são bem picantes, mas é exatamente o que você quer para esta sopa. Se você não conseguir encontrar pimentas tailandesas em sua mercearia local, pimentas serrano ou jalapeño seriam um substituto adequado.

Visão vertical da tigela de formato brilhante com uma colher de prata dentro.  Sopa Tom yum com camarão, coentro e cogumelos em um caldo leve estão na tigela.  Acima da tigela estão hastes de coentro e abaixo da tigela linho listrado de azul.

Melhor camarão para comprar

Na hora de comprar camarão, você pode comprá-los descascados e limpos. Isso definitivamente economiza muito trabalho de preparação extra, mas se você mesmo fizer o trabalho, pode fazer um caldo de camarão com casca para usar nesta receita em vez de água.

Para fazer um caldo de camarão rápido, doure as cascas em um pouco de óleo por alguns minutos, cubra com água, cozinhe por mais alguns minutos e depois coe. Você também pode guardar as cascas e fazer um caldo de marisco para guardar.

Se você não tem certeza de como descascar e remover o camarão, não se preocupe. Estamos protegendo você. Leia nosso guia prático sobre Como descascar e preparar camarão.

  • DICA! Embora esta receita exija camarão, você pode explorar tanto quanto seu gosto permitir. Você pode experimentar lulas, mexilhões ou peixes de carne firme como bacalhau ou linguado. Escolha o peixe que você mais gosta.

O que é capim-limão?

O capim-limão fresco é uma erva longa e alta com um caule grosso. Às vezes, é vendido pré-cortado em pedaços de sete centímetros de comprimento. As camadas externas são muito fortes, portanto, certifique-se de ter uma faca afiada para cortá-las. Descasque-os e use apenas por dentro.

Capim-limão está disponível na minha região, mas se você não conseguir encontrar onde mora, fique à vontade para usar algumas rodelas de limão. Não terá exatamente o mesmo sabor do capim-limão, mas deve ser próximo o suficiente.

Molho de soja versus molho de peixe

E por último optei pelo molho de soja em vez do molho de peixe porque tenho alergia a peixe, mas o molho de peixe é o ingrediente típico para quem não tem problemas. Fique à vontade para substituir o molho de soja pelo molho de peixe.

Visão horizontal da tigela de formato brilhante com uma colher de prata dentro.  Sopa Tom yum com camarão, coentro e cogumelos em um caldo leve estão na tigela.  Acima da tigela estão hastes de coentro e abaixo da tigela linho listrado de azul.

O QUE SERVIR COM SOPA DE TOM YUM

Esta sopa é uma sopa. Se precisar de uma refeição mais substancial, sirva junto com uma tigela de arroz ou com esta leve e saborosa salada tailandesa de macarrão para equilibrar o tempero da sopa.

DICAS PARA ENTREGA E ARMAZENAMENTO

A sopa vai guardar alguns dias no frigorífico. Quando as sobras forem reaquecidas, certifique-se de espremer um pouco de suco de limão fresco para animar a sopa.

Não recomendo congelar esta sopa.

OUTRAS SOPAS DE TODO O MUNDO

Atualizada 11 de novembro de 2020: Nós animamos esse post para que ele brilhe. Sem alterações na receita original.

Deja un comentario