Torta de batata doce clássica

Pesquisa de receitas

A torta de batata doce é a prima-irmã da torta de abóbora – como bons primos, eles são melhores amigos, gêmeos virtualmente idênticos, mas com diferenças de sabor e textura suficientes para distingui-los.

Batatas-doces são mais doces do que as abóboras e, embora os bolos sejam geralmente feitos da mesma forma com ovos, creme ou leite evaporado e especiarias para bolos, os bolos de batata-doce tendem a ser mais leves, mais arejados e, bem, mais doces .

VÍDEO! Como fazer torta de batata doce

BOLO DE BATATA DOCE VS. TORTA DE ABÓBORA

Claro, você poderia trocar batata doce por abóbora xícara por xícara em sua receita favorita de torta de abóbora, mas a abóbora tem menos açúcar. Isso significa que as tortas de abóbora devem ter Mais açúcar para compensar. Se você trocar, pode reduzir o açúcar na receita da torta de abóbora em duas colheres de sopa na versão de batata-doce.

NA CAIXA VS. BATATAS DOCES FRESCAS

Pode parecer um passo a mais assar batatas-doces frescas em vez de usá-las enlatadas, mas você realmente obtém uma recompensa maior com um sabor torrado profundo e uma textura mais leve.

A textura do purê de batata cozida deve ser um pouco grosseira, o que dá à torta uma textura mais leve do que as tortas de abóbora feitas com abóbora em lata.

DICA PARA POUPAR TEMPO! Cozinhe as batatas enquanto cozinha às cegas a crosta para que não demore muito.

Algumas fatias da clássica torta de batata-doce com a torta de lado e um pouco de chantilly

E AS ESPECIARIAS?

Novamente, os dois bolos são tão semelhantes que você pode escolher um de seus favoritos: canela, gengibre, noz-moscada, macis, pimenta da Jamaica, cravo ou cinco especiarias em pó (para algo um pouco diferente), eles são todos concorrentes.

A abóbora não é tão ousada quanto a batata-doce, então depende de uma boa quantidade de tempero adicionado, mas não vejo razão para não temperar a torta de batata-doce da mesma maneira.

A maioria dos cozinheiros sulistas dirá que a noz-moscada é tradicionalmente seu tempero favorito.

ACONSELHE COM ANTECEDÊNCIA

Se você é realmente preciso de tempo, você poderia fazer o bolo um ou dois dias antes (com minha benção!) e guardá-lo na geladeira, embrulhado em filme plástico. Em um feriado com muitos doces, é difícil distinguir nuances mais sutis entre um bolo feito naquele dia e um bolo feito um ou dois dias antes, especialmente para este bolo.

Basta trazer à temperatura ambiente uma ou duas horas antes de servir, ou “esfriar” um bolo em temperatura ambiente no forno por cerca de 10 minutos a 350ºF para dar à crosta um pouco mais crocante.

O bolo é excepcional quando consumido no dia em que é assado. Se você tiver tempo para cozinhá-lo no dia em que planeja servi-lo, ainda poderá fazer algumas coisas antes do tempo.

  • Três meses antes do tempo: Prepare a torta, estenda e congele bem embrulhada em plástico e depois em folha de alumínio.
  • Dois a três dias antes de servir: Cozinhe as batatas, faça o recheio e guarde na geladeira.
  • Um dia antes: Se congelar a crosta da torta não está em sua programação, faça e asse às cegas um dia antes de planejar assar. Armazene a crosta cozida às cegas coberta em temperatura ambiente em uma área mais fria da cozinha.

Cozinhar às cegas é um passo que nunca dei, mas na verdade evita que a crosta fique empapada. Resumindo: vale a pena. Para saber mais sobre crostas cegas cozidas, clique aqui

Fatia de torta de batata-doce em um prato branco com chantilly polvilhada com canela e garfo.

CONGELAR E ARMAZENAR BOLO DE BATATA DOCE

Sim, você pode congelar! Esfrie o bolo completamente, envolva-o em algumas camadas de filme plástico e depois em papel alumínio. Bloqueie até um mês.

Descongele na geladeira por várias horas ou durante a noite. Leve à temperatura ambiente antes de servir (e deixe esfriar no bolo no forno por cerca de 10 minutos a 350ºF, se desejar).

O restante do bolo pode ser guardado na geladeira por até quatro dias.

PRECISA DE MAIS TORTA?

Atualizada 2 de novembro de 2020: Adicionamos um vídeo para ajudá-lo a fazer a melhor torta de batata-doce de todos os tempos. Para curtir!

Deja un comentario